quinta-feira, 1 de agosto de 2013

O Mover de Deus

"O SENHOR ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite. Nunca se apartou do povo a coluna de nuvem durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite." (Ex 13:21-22)

"Quando a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, os filhos de Israel caminhavam avante, em todas as suas jornadas; se a nuvem, porém, não se levantava, não caminhavam, até ao dia em que ela se levantava. De dia, a nuvem do SENHOR repousava sobre o tabernáculo, e, de noite, havia fogo nela, à vista de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas." (Ex 40:36-38)

Normalmente se compara o caminho da igreja à sua plenitude com a jornada de Israel para Canaã. Israel peregrinou em torno de 40 anos pelo deserto do Sinai até entrar em Canaã. Esta jornada foi dirigida por Deus. O povo de Israel era guiado através de uma coluna de nuvem que pairava sobre eles durante o dia e por uma coluna de fogo durante a noite. Quando a coluna se levantava e se deslocava o povo a seguia. Quando ela repousava o povo acampava.

O deserto do Sinai é um lugar muito hostil para a vida humana. As temperaturas durante o dia chegam a 49˚C e a noite a menos 10˚C. A variação da temperatura do dia para a noite pode chegar a 37˚C. Durante o inverno pode nevar e gear em pleno deserto. Existe neve permanente no pico do monte Sinai durante a grande parte do ano, apesar que durante o dia o calor seja escaldante. Isto significa que o clima é praticamente insuportável para o ser humano. Poucos beduínos vivem atualmente no desserto.

Deus, porém cuidou de seu povo e os dirigiu em sua jornada pelo deserto. Durante o dia havia a nuvem que os protegia do calor escaldante e durante a noite havia a coluna de fogo que os aquecia do frio congelante. O povo estava protegido das situações adversas. Porém quando a coluna se deslocava era necessário que eles se deslocassem juntos para não ficarem desprotegidas e sufocassem com a aridez do dia e congelassem com o frio da noite. Quando Deus queria mover o povo adiante ele movia a coluna e o povo deveria se mover junto. O lugar que um dia era agradável, no outro dia poderia se tornar insuportável quando a coluna se movia.

Da mesma forma Deus está movendo sua igreja em sua jornada para o estabelecimento do Reino de Deus. Temos que estar atentos para quando o Senhor se levanta e se move adiante. Precisamos o acompanhar. Se formos desatentos e não nos movermos juntamente com Ele, sofreremos as conseqüências de permanecermos estáticos. O lugar onde um dia era bom, pode-se tornar insuportável. A secura, a aridez e a frieza podem tomar conta dum lugar que um dia era extremamente agradável.

Esta é a razão porque muitas igreja que um dia eram sede do avivamento, hoje são lugares de sequidão, frieza e aridez. O Senhor se moveu e eles estavam olhando para si mesmos e não perceberam que a nuvem havia se levantado. O nuvem se moveu e o lugar se tornou num deserto inabitável.

Quem quiser viver tempos de refrigério durante toda sua vida deve estar atentamente olhando para o Senhor. Não podemos tirar nossos olhos de Deus e os colocarmos em outras coisas. Quantas pessoas estão presas em paradigmas que no passado eram válidos, mas que hoje não geram uma atmosfera agradável. Ficaram orgulhosamente estacionados no passado e não perceberam que o Senhor já se moveu a muito dali. Onde estão é um momento da caminhada do Senhor para a restauração de sua igreja. Não é que estão errados. Mas pararam em sua jornada na direção à Canaã Celestial.

"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas" e se mova segundo o Senhor tem se movido, senão, mesmo sendo cristão temente ao Senhor, ficará completamente desgostoso da vida e viverá numa situação insuportável. (Ap 2:29)

Ricardo Wagner, apóstolo



Nenhum comentário:

Postar um comentário