terça-feira, 23 de julho de 2013

A Era Apostólica

I Timóteo 3: 1-7 – essa exigências devem se aplicar tb aos apóstolos, embora o texto seja destinado aos pastores. A igreja começa com os ap. e não com os pr’s. Roma 12:28, primeiramente apóstolos.

Em Atos 6, há o primeiro problema. dentro da igreja.  Aos ap. cabe dedicar-se ao ministério da Palavra e à oração.

1 – Os apóstolos devem se dedicar ao ministério da Palavra e Oração. Deve ter intimidade com Deus, é ser cabeça, é ser pai. A unção do experiente, do líder, do pai, palavra de governo, não existe supletivo, é necessário adquirir na intimidade com Deus. O ap. trabalha na unção apostólica e enfrenta o nível espiritual, na batalha espiritual, num nível de guerra ainda não enfrentada.

Pedro foi usado dentro da sua condição, mesmo que limitado no intelecto ou instrução, por causa da unção apostólica que havia sobre ele.

Dois lugares: montanha se busca para a batalha (à madrugada). Outro é o jardim, lugar de adoração e de louvor (às 18:00). Muitas vezes negligenciamos a vida com Deus: palavra e oração.

2 – Ter humildade – comportamento, sentimento, no trato e consistência de importância. A unção tem significado e a verbalização é um ato profético. Os nomes as palavras tem significado apostólico. Saber da sua importância. Um homem de Deus, com unção de governo.

3 – Ter Maturidade – experimentada, maduro, com vivencia espiritual e na vida, de liderança em igreja. Temos ouvido que o ap. não é um posto a ser atingido. Porem espera-se que tenha tido experiências na condução da igreja.  Pode haver ap. novo, mas tem que ser experiente.

4 – Preparo – não se remove marcos antigos. Vc avança na revelação. Fundamento é fundamento pra sempre. Pode haver outra aplicação (alegoria, hipérbole, metáfora), mas não outros fundamentos. A primeira interpretação de um texto bíblico é literal. JC falava em hebraico e não em grego ou aramaico. A revelação é algo muito sério. A revelação precisa de testificarão. II Pe 1:21

Os ap. do Cordeiro (Ef. 2:20-22) receberam a inspiração para escrever os fundamentos. Há os atuais apóstolos da dispensação, os pa. Do E. Santo.

Por volta de 396 d.c temos o inicio do Canom bíblico.

O que marca o avivamento é a consciência do inferno.

5 – Fruto Apostólico – laranjeira dá laranja... Apostólico tem que dar fruto. Ministério
bem-sucedido em tudo o que faz. I Tm 4:15, I Cor 9:1-3. O chamado pode ser no ventre, mas será se manifestar no kairós.

6 – Conciliador – II Co 5:11-21. Não devemos criar novas denominações, porque operam pro mau. A denominação é sectarista: nos os batistas, nos os pentecostais etc... Cuidado para não se perder a “visitação do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário