quinta-feira, 18 de julho de 2013

A VISÃO APOSTÓLICA

Introdução:

Ricas são as palavras do Apóstolo Paulo em todas as suas epístolas. Um homem que sempre afirmou que não baseia seu evangelho em palavras persuasivas, mas em demonstração de Poder. Apesar de não basear em palavras o seu ministério, convenhamos que Paulo era um grande conhecedor das escrituras e da vontade de Deus, e nos deixou claros ensinamentos acerca do Reino de Deus e de nossa postura na peregrinação terrena.

Em 1 Coríntios 4, a partir do versículo 6, Paulo deixa um aviso para a igreja de Corinto. Este aviso foi uma certa exortação, àqueles que estavam esquecendo da autoridade Apostólica de Paulo. 

Abaixo eu gostaria de explanar algumas das orientações de Paulo, que vêm de encontro a igreja de hoje, espalhada pela face da terra.

1) O Apóstolo implanta igrejas: (1 Co 4.16)

O grande encontro de Cristo com Paulo, no capítulo nove de Atos, não apenas converteu um jovem, mas preparou um grande homem, uma bomba atômica que seria responsável pela conversão de centenas de milhares de vidas no decorrer da história. 

Uma das várias igrejas fundadas por este impetuoso apóstolo foi a igreja de Corinto. Apesar de ser formada pelo apóstolo, ela passou a ser liderada por outros pastores e mestres da palavra, porém contava necessariamente com a cobertura apostólica de Paulo.

2) Cobertura apostólica: (1 Co 4.14, 15)

A cobertura apostólica se compara aos cuidados de um pai para um filho. Lembro-me que na minha adolescência eu pensava que quando casasse, perderia aqueles "exagerados" cuidados que meus pais tinham por minha vida; afinal, após o casamento, tornaria-me um homem adulto. Me enganei, pois percebi que meu pai ainda me vê como filho, e apesar da idade que tenho, ele sente-se responsável pela minha vida.

Ocasionalmente ele me telefona, querendo saber como estou e se preciso de alguma coisa. Além disso como um bom cristão, ele ora por mim, pedindo a Deus que me guarde. Meu pai se preocupa comigo e com minha família, e de tempo em tempo me visita preocupado realmente comigo.

Este é um simples exemplo da visão apostólica. O apóstolo, tal como um pai, jamais pode deixar de se preocupar com seus filhos, ou seja, as igrejas e lideranças fundadas por ele.

Observe que Paulo se apresenta à igreja não como um apóstolo, ou um ditador, mas sim como um pai amável, realmente preocupado com seus filhos. 

Observe ainda que o apóstolo não é quem cuida, mas sim quem gera. Há uma aliança espiritual, uma cobertura que deve ser honrada e respeitada.

Um certo líder de uma grande visão ministerial é conhecido entre seus membros como "paipóstolo". Muitos religiosos se escandalizaram com este carinhoso apelido, mas pessoalmente honro tal respeito, considerando que a palavra "paipóstolo" apesar de um apelido, denota a reverência e submissão de toda uma multidão de discípulos, a este implantador de igrejas.

Não seriam estas as palavras de Paulo? Quero que me vejam como um pai, e não como um mestre apenas, pois muitos são mestres, mas EU VOS GEREI. (1 Co 4.15)

3) Apóstolo íntegro deve ser referencial para imitadores: (1 Co 4.16)

Apesar de Paulo não estar constantemente com seus milhares de discípulos, uma coisa ele pedia: "Sejam meus imitadores". Paulo afirmava que para que houvesse um crescimento homogênio no ministério, todos deveriam ter a mesma visão.

Um sábio pastor uma certa vez me disse: "Visão + visão = divisão".

É verdade. O verdadeiro apóstolo recebe de Deus uma responsabilidade, que muitas vezes parece maior do que nosso entendimento, inconcebível à mente humana. Esta responsabilidade se chama de "visão". Eu chamaria de "visão além do alcance". O apóstolo é um homem simples aos olhos humanos, mas com uma unção tamanha no mundo espiritual. Não é considerado como celebridade ou popstar, mas é altamente capacitado por Deus para um ministério sobrenatural, que será responsável pela salvação e cobertura de milhares de pessoas.


4) O Apóstolo conta com seguidores fiéis, que compartilham da mesma visão:

Assim era o Pastor Timóteo. Um jovem pastor, digamos que ainda inexperiente (vemos na carta para Timóteo), porém fiel à sua liderança. Paulo estava em um processo de crescimento, mas o essencial ele tinha: FIDELIDADE APOSTÓLICA.

A presença de Timóteo representava a presença de Paulo. As palavras de Timóteo representavam as palavras de Paulo. Será que sua liderança apostólica pode contar com esta sua fidelidade?

Ressalto algo importante: A função de Timóteo seria "lembrar dos caminhos iniciais ministrados por PaulO". É necessário lembrarmos que o tempo tem a tendência de nos afastar da meta inicial; da visão inicial. Neste caso a boa cobertura apostólica cuidará de manter as fundações da visão ativas na igreja, glorifando assim o nome de Cristo.

5) Aos que desprezam o apóstolo: (1 Co 4.18)

A ausencia de Paulo na igreja de Corinto foi importante para o crescimento da igreja, e para o estabelecimento de novas lideranças, porém nesta ausência muitos líderes "cresceram" e se tornaram pessoas de status em diversas áreas, e por isso se ensoberbeceram.

Com tal soberba, acharam não precisar mais de Paulo. Talvez tivessem esquecido que se não fosse o apóstolo, aquele ministério não existiria. Talvez tivessem "entrado para a igreja" depois dela estar implantada, e por isso não valorizavam a autoridade e unção de Paulo. 

Porém me impressiona a resposta de Paulo: "Aos sobermos digo que eles podem ter palavras soberbas, mas eu tenho o poder; a unção apostóloca" - Leia 1 CO 4.19, 20.

Conclusão:

Será necessário que entendamos o ministério através da "vara", ou do amor. Não sou eu que pergunto, mas o próprio apóstolo Paulo (1 Coríntio 4.21)

Que Deus possa abençoar ainda mais a sua vida,

Seu amigo 

Pastor Ricardo Ribeiro
Ministério Apostólico Atos Dois
www.atosdois.com.br - (21) 3375-6016
Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário